Raciocínio baseado em caos
RBC – RACIOCÍNIO BASEADO EM CAOS
Raciocínio baseado em casos
Técnica que busca resolver novos problemas,
adaptando soluções utilizadas na resolução de problemas anteriores.
A IDÉIA BÁSICA DO RBC É RESOLVER UM NOVO PROBLEMA RELEMBRANDO UMA SITUAÇÃO ANTERIOR SIMILAR, REUTILIZAÇÃO O CONHECIMENTO E E AS INFORMAÇÕES DA SITUAÇÃO ANTERIOR.
A definição clássica de um sistema RBC foi elaborada por Reisbeck e Schank (1989):
“Um sistema RBC resolve problemas, adaptando soluções que foram utilizadas para resolver problemas anteriores”.
HISTÓRICO
> Roger Schank – 1980 – primeiros estudos sobre as técnicas baseadas em RBC na Universidade de Yale. > Janet Kolodner – Desenvolveu o primeiro sistema RBC baseado no modelo de memória dinâmica de Schank, servindo de base para outros sistemas RBC.
CARACTERÍSTICA DO RBC
EXTRAÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DE CASOS OU EXPERIÊNCIAS COM QUE O PRÓPRIO SISTEMA SE DEPARA
IDENTIFICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS MAIS SIGNIFICANTES DOS CASOS APRESENTADOS ARMAZENAMENTO DO CASO E SUA RESPECTIVA SOLUÇÃO
Quando utilizar um RBC?
* Existe um grande volume de dados históricos * Especialistas queiram falar sobre seu domínio através de exemplos * Problemas não são completamente compreendidos (modelos fracos) * Há necessidade de construir uma memória que incorpore e transfira experiências entre as pessoas. * A tecnologia de RBC pode ser vista de dois pontos de vista diferentes. Pode ser considerada como uma metodologia para modelar o raciocínio e o pensamento humanos e também como uma metodologia para construir sistemas computacionais inteligentes.
Os casos são utilizados para:
* Recuperar um caso relevante; * Avaliar como o caso recuperado de aplica à nova situação; * Adaptar o caso para aplicação, caso necessário; * Aprendizado, armazenando sucessos e falhas como novos casos.
Como os casos são utilizados?
RECUPERAÇÃO
• Recuperam um caso relevante • Avaliam como o caso recuperado se aplica para a