silogismo x lógica
O QUE É LÓGICA?
Lógica é uma parte da filosofia que estuda o fundamento, a estrutura e os procedimentos humanos do conhecimento. A lógica foi criada por Aristóteles no século IV a.C. para estudar o pensamento humano e distinguir interferências e argumentos certos e errados. É o estudo dos argumentos válidos; é uma tentativa sistemática para distinguir os argumentos válidos dos inválidos.
Aristóteles estabeleceu um conjunto de regras rígidas para que as conclusões pudessem ser aceitas e logicamente válidas: o emprego da lógica leva a uma linha de raciocínio baseado em premissas e conclusões.
BIOGRAFIA DE ARISTÓTELES
Aristóteles (384-322 a.C.) nasceu em Estagira, na Macedônia, antiga região da Grécia. Com 17 anos partiu para Atenas, foi estudar na Academia do filósofo Platão. Logo se tornou o discípulo predileto do mestre.
O brilhante aluno escreveu uma série de obras, nas quais aprofundava-se e também modificava as doutrinas do mestre. Suas pesquisas sobre os objetivos de cada ciência foram importantes para determinar um campo específico de estudo, possibilitando seu desenvolvimento. Procurou explicar com o raciocínio todos os fenômenos do Universo. A filosofia de Aristóteles abrange a natureza de Deus (Metafísica), do homem (Ética) e do Estado (Política).
ARISTÓTELES E A LÓGICA
Para Aristóteles, a lógica não é ciência e sim um instrumento correto de pensar. O objeto da lógica é o silogismo.
Silogismo nada mais é do que um argumento constituído de proposições das quais se entende – extrai - uma conclusão. Assim, não se trata de conferir valor de verdade ou falsidade às proposições nem à conclusão, mas apenas de observar a forma como foi constituído. É um raciocínio mediado que fornece o conhecimento de uma coisa a partir de outras coisas.
EXEMPLOS DE RACIOCÍNIO
Mário é mais velho que Marcos, que é mais novo que Leandro; Júlio é mais velho do que Leandro, que é mais novo do que Mário. Júlio não é mais novo