Raciocinio L Gico Atividade 1
As pesquisas de Howard Gardner sustentam que as inteligências não são objetos que possam ser quantificados, e sim, potenciais que poderão ser ou não ativados, dependendo dos valores de uma cultura específica, das oportunidades disponíveis nessa cultura e das decisões pessoais tomadas por indivíduos e/ou suas famílias, seus professores e outros. Nesse caso, inteligência é simplesmente estudar? Os questionamentos descritos no primeiro parágrafo são válidos?
O que você pensa a respeito?
Com base no conceito clássico, é lógico que podemos afirmar que existem pessoas mais inteligentes que as outras. E quando perguntado quais o juízos que levam a este raciocínio, podemos trabalhar com algumas proposições, dentre elas, a capacidade mental de raciocínio, a capacidade de planejamento e a capacidade para aprender e resolver problemas.
Já sob a ótica de Gardner ampliamos este conceito no que denominamos Teoria das Inteligências Múltiplas. São as seguintes as inteligências: lógica, linguística, corporal, naturalista, intrapessoal, interpessoal, espacial e musical. Contudo, a inteligência do indivíduo não é um objeto mensurável, e sim, um conjunto de potenciais que podem ou não serem ativados.
No entanto, tudo depende do que estamos fazendo, onde e por que, ou seja, deve-se contextualizar cada juízo numa linha de pensamento visando encontrar uma inteligência desenvolvida, e consequentemente, explorá-la a fim de nortear a pessoa e gerar valor contribuindo no capital intelectual da organização, isto é, encaixando os indivíduos em funções que tenham uma pré-disposição para exercer, obtendo melhores resultados no local de trabalho.