Raciocinio Matematico
Trabalho Final Módulo “Raciocínio Matemático”
Abril 2013
Sumário
INTRODUÇÃO 3
PROVINHAS PIAGETIANAS - RESULTADOS 4
PROVA DE SERIAÇÃO DE BASTONETES: 4
PROVA DE INCLUSÃO DE CLASSES (FRUTAS) 4
PROVA DE CONSERVAÇÃO DE MASSA. 5
ANÁLISE DOS RESULTADOS E CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
O estudo do Desenvolvimento Humano possui várias teorias para compreender o homem enquanto um ser biológico, psíquico e social. Dentre essas teorias, há cinco correntes teóricas que se destacam: a Ambientalista; a Inatista; a Interacionista; a Psicanalítica e a Sócio-Interacionista.
Este trabalho teve como objetivo realizar provinhas piagetianas em uma criança de 4 a 6 anos de idade. Neste sentido, os trabalhos de Jean Piaget, representados pela vertente Interacionista, propõem a compreensão do ser humano, a partir da interação entre o homem e o meio ambiente, ou seja, da relação de troca de “conhecimento” entre esses dois sujeitos.
Piaget considera quatro etapas do Desenvolvimento Humano: Sensório-Motor (0 a 2 anos); Pré-Operatório (2 a 7 anos); Operações Concretas (7 a 11 ou12 anos); Operações Formais (11 ou 12 anos em diante). Segundo Terra,
“Cada uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes de organização mental que possibilitam as diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia (Coll e Gillièron, 1987). De uma forma geral, todos os indivíduos vivenciam essas 4 fases na mesma seqüência, porém o início e o término de cada uma delas pode sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e da riqueza (ou não) dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido. Por isso mesmo é que "a divisão nessas faixas etárias é uma referência, e não uma norma rígida", conforme lembra Furtado (op.cit.).” (TERRA, 2005)
Neste sentido, as provinhas piagetianas