RACIOCINIO LÓGICO
0,2 em 0,2 pontos
Correta
O raciocínio dedutivo mereceu destaque entre os lógicos desde o tempo de Aristóteles. A dedução é um tipo muito específico de raciocínio porque não produz nenhum conhecimento novo. A dedução é tão somente um esclarecimento. Esse raciocínio torna visível aquilo que já sabemos. O resultado é, portanto, um resultado óbvio, mesmo para quem não conhece o assunto tratado. Ou seja, o argumento dedutivo tem como característica principal a necessidade lógica que o acompanha. Portanto podemos dizer que a conclusão no raciocínio dedutivo:
Resposta
Resposta Selecionada: a. segue necessariamente das premissas
Resposta Correta: a. segue necessariamente das premissas
Feedback da resposta:
Pois em um raciocínio dedutivo a conclusão se segue necessariamente das premissas.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Correta
Os argumentos falaciosos se apresentam como tentativas de persuadir o interlocutor mediante um raciocínio equivocado. Estas formas de argumentar estão presentes em todos os discursos: na publicidade, na política, nas religiões, na economia, no comércio, entre outros. São aparentemente válidos, mas, na verdade, incorretos. Nos levam ao erro. Portanto, designa-se por falácia:
Resposta
Resposta Selecionada: a. um raciocínio errado com aparência de verdadeiro
Resposta Correta: a. um raciocínio errado com aparência de verdadeiro
Feedback da resposta:
As falácias são aparentemente válidas, mas, na verdade, incorretas. Nos levam ao erro.Designa-se por falácia um raciocínio errado com aparência de verdadeiro. O termo falácia deriva do verbo latino fallere que significa enganar.
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
Correta
Leia o seguinte trecho de uma reportagem: "Pesquisa divulgada pelo Ibope Inteligência, em parceria com a rede global de pesquisas Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), revela que o Nordeste está bem mais preocupado que as demais regiões do País: 44%. No Norte, os preocupados somam