Raciocinio Logico
Prof. Antonio Gouveia
A partir da leitura das aulas de nossa disciplina, responda as questões abaixo:
1. Qual a relação entre Razão e Inteligência?
R: São Portanto faculdades que possibilitam ao homen construir conhecimentos que aplicados a realidade, garatem sua vida no planeta. São também conceitos fundamentais no processo de produção do conhecimento verdadeiro.
• RAZÃO – sentido de razão, lucidez, motivo e causa.
• INTELIGÊNCIA – conceito clássico como a capacidade mental de raciocinar, palnejar, resolver problemas e aprender.
2. Elabore um texto de 10 a 15 linhas, apresentando uma análise (resumida)
sobre a contribuição dos filósofos e matemáticos na sistematização do conhecimento sobre a Lógica. (Valor: 2,0 pontos)
R: Na Grécia, duas importantes tradições emergiram. A Lógica estóica com as suas raízes em
Euclides de Megara, um pupilo de Sócrates, e é baseada na lógica proposicional que talvez foi a mais próxima da lógica moderna. Entretanto, a tradição que sobreviveu para mais tarde influenciar outras culturas foi a lógica aristotélica, o primeiro tratado grego sobre a sistematização da lógica.
Na inspeção de Aristóteles sobre os silogismos há quem diga que existe uma interessante comparação com o esquema de inferência dos indianos e com a menos rígida discussão chinesa.
O estudo das condições em que podemos afirmar que um dado raciocínio é correcto, foi desenvolvido por filosófos como Parménides e Platão. Mas foi Aristóteles quem o sistematizou e definiu a lógica como a conhecemos, constituindo-a como uma ciência autónoma. Falar de Lógica durante séculos, era o mesmo que falar da lógica aristotélica. Apesar dos enormes avanços da lógica, sobretudo a partir do século XIX, a matriz aristotélica persiste até aos nossos dias.
Foram múltiplas as contribuições de Aristotóles para a criação e desenvolvimento da lógica como a conhecemos. Entre outras, devem-se-lhe as seguintes contribuições:
•
•
•
•