RABDOMIÓLISE.
RABDOMIÓLISE.
IMACULADA APARECIDA CARDOSO
VARGINHA – MG
2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS
RABDOMIÓLISE
IMACULADA APARECIDA CARDOSO
Trabalho apresentado ao Centro Universitário do
Sul de Minas, como parte das exigências do Curso de
Pós Graduação em Urgência e Emergência. Orientação: Gilmara.
VARGINHA – MG
2012
RABDOMIÓLISE
A rabdomiólise é uma síndrome clínica laboratorial que decorre da lise das células musculares esqueléticas, com a liberação de substâncias intracelulares para a circulação. A maioria dos casos de rabdomiólise está relacionada com o consumo de álcool, atividade convulsiva e compressão muscular, por imobilização prolongada e depressão do estado de consciência.
O diagnóstico e a terapêutica precoces são fundamentais para evitar a progressão para insuficiência renal aguda (IRA) oligúrica e a necessidade de terapêutica dialítica que se associa a mobilidade e custos não desprezíveis.
Podemos agrupar as causas de rabdomiólise em 10 grandes grupos:
1) Traumáticas: Trauma mecânico; lesão por corrente elétrica de alta voltagem; queimaduras extensas; pré-afogamento e imobilização prolongada.
2) Relacionadas com a atividade muscular excessiva: Exercício físico intenso; status epilepticus; status asmaticus; distonia grave e psicose aguda.
3) Alterações da temperatura corporal: Hipertermia e hipotermia.
4) Oclusão ou hipoperfusão dos vasos musculares: Trombose; embolismo; choque e clampagem de vasos.
5) Tóxicas: Etanol, metanol, etilenoglicol e isopropanol, heroína e metadona, cocaína, barbitúricos, anfetaminas, MDMA ((Ecstasy), LSD, Monóxido de carbono, tolueno, coturnismo, peixe búfalo (doença de Haff), mordedura de serpentes, arranhas (viúva negra) e abelhas
6)