R1 Iodo
PRÁTICA 01 : TITULAÇÃO REDOX - Determinação dos teores de cloro ativo e hipoclorito de sódio em água sanitária e determinação da concentração de cobre em solução desconhecida
DATA: 24/03/15
BANCADA/GRUPO:
PARTICIPANTES:
1. Julia Arduini Rodrigues - 1312645
2.
Carolina Sampaio Mergulhão - 1011067
3.
1 OBJETIVO:
Esta prática teve como objetivo a determinação dos teores de cloro ativo e hipoclorito de sódio em água sanitária e comparação do resultado experimental como indicado pelo fabricante e o recomendado pela ANVISA. Bem como, a determinação da concentração de cobre em uma solução desconhecida.
2 FUNDAMENTOS DO MÉTODO:
Para a determinação dos teores de cloro ativo, hipoclorito de sódio em água sanitária e para a determinação da concentração de cobre na solução desconhecida foi utilizado um método conhecido como iodometria. Este método consiste na oxidação de íons iodeto (I-) (método indireto, pois o analito não é determinado pela titulação com o iodeto de potássio, mas indiretamente quantificado pela titulação do iodo formado na reação). Em paralelo, há a iodimetria. Procedimento no qual o iodo (I2) é reduzido a iodeto. Ambos os procedimentos descritos são fundamentados na semi-reação abaixo:
I2 + 2e- => 2I- E° = 0,535 volt
Neste método, a amostra é adicionada a uma solução acidificada de iodeto de potássio e o iodo liberado é titulado com a solução padronizada de tiossulfato de sódio(Na2S2O3), sendo utilizado o amido como indicador do ponto final da titulação.
Uma aplicação importante do método iodométrico é a determinação do conteúdo ácido de soluções.
IO- + 5I- => 3I2 + 3H2O
A reação processa-se muito rapidamente e é quantitativa. Se um excesso de iodato e iodeto de potássio é adicionada a uma solução diluída de ácido clorídrico ou qualquer outro ácido forte, os íons hidrogênio produzem uma quantidade equivalente de iodo, que pode ser titulada com tiossulfato. Este método é