Modelo cientifico
Grupos funcionais
VI. GRUPOS FUNCIONAIS
A maior parte das substâncias orgânicas pode ser agrupada num número relativamente pequeno de classes, de acordo com o seu grupo funcional.
Designa-se por grupo funcional,o grupo de átomos que é, em grande parte, responsável pelo comportamento químico da molécula em que está inserido.
Moléculas diferentes, que contêm o mesmo grupo funcional, apresentam reacções químicas semelhantes. Assim, pode-se estudar e compreender a maior parte das substâncias orgânicas se se conhecerem as características do grupo funcional.
Na Tabela VI.1. são apresentados alguns exemplos de classes ou famílias de compostos e os respectivos grupos funcionais. As designações R1 e R2 são usadas para indicar a existência de cadeias laterais, que podem ser constituídas por átomos de carbono ou por átomos de outros elementos.
Universidade Aberta
1
Química do Carbono
Grupos funcionais
Tabela VI.1. – Famílias de compostos e correspondentes grupos funcionais
Famílias
Grupo Funcional
R1 –– X
Derivados Halogenados
(X representa um halogénio)
Álcoois
R1
Éteres
OH
O
R1
R2
O
Cetonas
C
R2
R1
O
Aldeídos
R1
C
H
O
Ácidos carboxílicos
R2
C
OH
O
Ésteres
R1
C
O
R2
O
Amidas
C
R1
NH 2
N
Aminas
R1
H
H
H
O
Aminoácidos
H2N
C
R1
Universidade Aberta
2
C
OH
Química do Carbono
Grupos funcionais
DERIVADOS HALOGENADOS
Estes compostos resultam da substituição de um ou mais átomos de hidrogénio da cadeia de um hidrocarboneto alifático, por um elemento do grupo dos halogéneos: flúor, cloro, bromo ou iodo. A presença destes elementos deve, por conseguinte, aparecer discriminada no nome do composto, bem como a sua posição na cadeia principal. As regras de nomenclatura são as mesmas e os radicais alquilo, ordenados alfabeticamente, precedem o nome da cadeia principal.
No caso dos halogéneos