quımica
1) Uma moda atual entre as crianças é colecionar figurinhas que brilham no escuro. Essas figuras apresentam em sua constituição a substância sulfeto de zinco. O fenômeno ocorre porque alguns elétrons que compõem os átomos dessa substância absorvem energia luminosa e saltam para níveis de energia mais externos. No escuro, esses elétrons retomam aos seus níveis de origem, liberando energia luminosa e fazendo a figurinha brilhar. Essa característica pode ser explicada considerando o modelo atômico proposto por:
R:
2) O famoso professor Linus Pauling, único vencedor de dois prêmios Nobel (1954 e 1962), mudou a concepção do homem sobre a natureza com o artigo The Nature of the Chemical Bond (“A Natureza da Ligação Química”) publicado em 1931 na revista Journal of American Chemical Society, 53, pág, 1367-1400. Mais tarde, em 1939, Pauling publicou um livro de mesmo nome, que popularizou a ligação química e mostrou de forma clara e sucinta, como os átomos se ligam. Nesse livro, ele mostrou através de um diagrama, como os elétrons estão distribuídos ao redor dos núcleos atômicos. Esse diagrama ficou conhecido como o Diagrama de Linus Pauling e pode ser observado na figura abaixo. Seguindo o diagrama, sempre seguindo as setas, pode-se ter a distribuição correta dos elétrons ao redor dos núcleos, sempre em ordem de energia, que é de extrema importância para o entendimento da ligação química. Considerando o átomo de ferro, que possui 26 elétrons, considere as seguintes informações:
I. O átomo de ferro possui a distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d6 4s2 onde os elétrons mais externos são os elétrons da quarta camada.
II. O átomo de ferro possui a distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s23d6 onde os elétrons mais externos são os elétrons da distribuição 3d6.
III. O átomo de ferro possui a distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s23d6 onde os elétrons mais externos são os elétrons da