Químico
TOXICOLOGIA
ATIVIDADE 1:
Com base no conteúdo da unidade e nas leituras indicadas, realize às seguintes questões:
1.“Todas as substâncias são tóxicas. Não há uma que não seja veneno. A dose correta é que diferencia um veneno de um remédio”. Essa afirmação é falsa ou verdadeira? Em seguida, identifique o autor e época dessa afirmação e apresente dois exemplos da realidade cotidiana atual.
Esta afirmação é verdadeira. Esta frase foi elaborada por Phillipus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim, cujo pseudônimo era Paracelso (1493 – 1541). Diante desta afirmação podemos citar os seguintes exemplos:
- O farmaco Paracetamol: farmaco possui propiredades analgésica, muito utilizado pela população. Sua dosagem indicada é de pequenas mg para um indivíduo adulto. Se ocorrer um superdosagem, este farmaco pode causar danos significativos ao fígado, podendo levar até a morte.
- Cloreto de sódio: sal muito utilizado na culinária. Se utilizado em altas dosagens, pode ocorrer aumento da pressão arterial, inflamações arteriais, acumulo de líquidos no organismo e problemas renais
2. Apresente conceito e exemplos de Xenobiótico.
Xenobióticos são compostos químicos estranhos a um organismo ou sistema biológico. Pode ser encontrado num organismo mas não é normalmente produzido ou esperado existir nesse organismo. O termo é também aplicado a substâncias presentes em concentrações muito mais elevadas que o nível normal. Em específico, medicamentos tais como antibióticos são xenobióticos em humanos porque o corpo humano não os produz nem fazem parte da dieta humana. Agentes poluentes como dioxinas e PCBs são xenobióticos, estudando-se o seu efeito na biota. Determinados compostos naturais podem considerar-se xenobióticos se assimilados por outro organismo (por exemplo, a assimilação de hormonas humanas por peixes a jusante de uma estação de tratamento de águas residuais).
3. A toxicologia ocupacional tem como pontos