alicate amperímetro e multímetro
No caso do motor trifásico convencional, as bobinas estão localizadas em seu estator (carcaça), e o rotor (eixo) possui apenas um conjunto de materiais (ferrite) que favorecem a máxima absorção do campo eletromagnético gerado pelas bobinas.
Nota rápida: É denominado “indutivo” todo circuito que gera campo eletromagnético.
Todo campo eletromagnético possui um sentido, como se fossem polos de um ímã, que pela figura abaixo podemos ver que o campo do polo “SUL” tem sentido oposto ao do polo “NORTE”.
Quando energizamos uma bobina fazemos com que ela “imite” um ímã. Mas a polaridade deste “eletroímã” depende da polaridade da tensão de alimentação. Observe a figura a seguir onde a letra “I” representa a corrente do circuito.
Na figura, o eletroímã está alimentado com tensão em corrente contínua, que sempre tem a mesma polaridade, então, o campo será sempre em um único sentido. Se no caso alimentarmos o mesmo eletroímã com corrente alternada, que muda de polaridade constantemente, (a corrente alternada muda de polaridade diversas vezes por segundo, isso chamamos de frequência, que é medida em Hz - Hertz. O padrão desta frequência no Brasil é 60Hz, ou seja, a corrente muda de polaridade 60 vezes por segundo) nesse caso o eletroímã mudará de polaridade constantemente acompanhando a frequência da rede de alimentação.
A rede de corrente alternada trifásica muda sua polaridade no decorrer do tempo da seguinte forma:
Observe como as fases do sistema trifásico estão sobrepostas. As setas na diagonal mostram o detalhe de que as polaridades parecem sempre estar deslocando para frente conforme passamos da primeira até a terceira fase. Quando aplicamos as fases desta forma no motor, as polaridades geram o mesmo efeito no campo magnético das bobinas.
Veja na figura a seguir como, ao longo