Instrumentos de Medição
Curso: Técnico em Automação
Disciplina: Laboratório de Eletrotécnica
Aula 2: Instrumentos de Medição – Ohmímetro, Voltímetro e Amperímetro
Objetivo:
Manusear com segurança um aparelho Multímetro;
Material necessário:
Um aparelho Multímetro.
Introdução Teórica:
2.
Multímetro
Um multímetro é um instrumento que permite efetuar a medida de várias grandezas elétricas (tensão, resistência, corrente, capacitância, indutância, frequência e outras) além de poder efetuar testes em diodos e transistores.
2.1.
Ohmímetro
Para se efetuar medida com o ohmímetro, deve-se desconectar o elemento que se quer medir do restante do circuito. Caso isto não seja feito, a resistência medida pode ser o resultado de uma associação de resistores e não do resistor que se deseja medir. Quando há interesse em fazer medida de resistência relacionada ao isolamento, existe um ohmímetro especial chamado de Megômetro. Este instrumento é utilizado de forma semelhante ao ohmímetro. A diferença básica é que o megômetro tem escala suficiente para alcançar valores muito alto de resistência.
Figura 2.1 – medição de resistência
2.2.
Voltímetro
Aparelho utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos; por esse motivo, deve ser ligado sempre em paralelo com o trecho do circuito do qual se deseja obter a tensão elétrica. Para não atrapalhar o circuito, sua resistência interna deve ser muito alta, a maior possível.
Se sua resistência interna for muito alta, comparada às resistências do circuito, consideramos o aparelho como sendo ideal.
Os voltímetros podem medir tensões contínuas ou alternadas dependendo da qualidade do aparelho.
Voltímetro Ideal → Resistência interna infinita.
Figura 2.2.(a) Voltímetro Ideal
2.3.
2.2.(b) Voltímetro não-ideal
Amperímetro
Aparelho utilizado para medir a intensidade de corrente elétrica que passa por um fio.
Pode medir tanto corrente contínua como