Relatório Multimetro
Objetivo
Familiarização com instrumentos de medidas e circuitos elétricos.
Utilização do multímetro nas funções: voltímetro, amperímetro e ohmímetro.
Apreender e observar todos os cuidados que se teve ter em relação aos multímetros.
Apreender a fazer medições e escalas corretas nos equipamentos.
Conhecer qual a necessidade se encaixar melhor para os determinados equipamentos.
Introdução
O Multímetro: É um aparelho que permite a medição de várias grandezas elétricas, tais como intensidades de corrente, tensões elétricas, resistência elétricas, capacidades, indutâncias, frequências, temperaturas, entre outras, é muito utilizado por ser um instrumento muito eficaz por ser ter fácil manuseio, portátil e com usabilidade simples. Sendo classificado em Multímetro Analógico e Multímetro digital. Os Multímetros analógicos possuem várias escalas em seu painel frontal e de acordo com a necessidade de medição a agulha indica o valor medido e os Multímetros digitais mostra o valor medido em números com ou sem as casas decimais dependendo de sua precisão.
Fundamentação Teórica
Multímetro analógico:
O multímetro analógico também pode ser chamado de multiteste analógico, é um equipamento indispensável para se realizar experimentos no segmento da eletroeletrônica. Com este equipamento pode-se comprovar as três grandezas da lei de OHM, como medir a tensão, a corrente elétrica, a resistência elétrica e ainda testar diversos componentes eletrônicos como, por exemplo: resistores, capacitores diodos, transformadores, transistores, leds, entre outros.
Como funciona:
É um equipamento que possui um ponteiro montado sobre uma bobina móvel, a bobina está fixada no meio de um campo magnético construído de um imã permanente.
Quando uma corrente elétrica percorre o enrolamento da bobina móvel surge um campo magnético na bobina, que interage com o campo magnético do imã e dependendo do sentido da corrente elétrica o ponteiro poderá