Química
Nome do átomo
Número de Oxidação
Ânion (Átomo Central)
Hipo...oso
+1 +2
Hipo...ito
...oso
+3 +4
...ito
...ico
+5 +6
...ato
Per...ico
+7
Per..ato
Óxidos Básicos: São óxidos em que o elemento ligado ao oxigênio é um metal com baixo número de oxidação (+1 e +2, exceto Pb, Zn, As, Sb e Sn, os quais formam sempre óxidos anfóteros). Exemplos: Na2O - óxido de Sódio CaO - óxido de cálcio (cal viva).
Reagem com a água formando uma base e com ácidos formando sal e água (neutralizando o ácido).
Óxidos Ácidos ou Anidridos: São óxidos em que o elemento ligado ao oxigênio é um ametal. Exemplo: CO2 óxido de carbono IV ou dióxido de (mono) carbono ou anidrido carbônico.
Reagem com água formando um ácido oxigenado e com bases formando sal e água (neutralizando a base).
Óxidos neutros: São óxidos que não apresentam características ácidas nem básicas. Não reagem com água, nem com ácidos, nem com bases. O fato de não apresentarem caráter ácido ou básico não significa que sejam inertes. São formados por não-metais ligados ao oxigênio, e geralmente apresentam-se no estado físico gasoso. Exemplo: CO óxido de carbono II
Óxidos Anfóteros: São óxidos de metais de transição e semi-metais, que apresentam número de oxidação igual a 3+ ou 4+, capazes de reagir tanto com ácidos quanto com bases, fornecendo sal e água. Exemplos: SnO - óxido de estanho II SnO2 - óxido de estanho IV
Reagem com ácidos formando sal e água (o metal do óxido torna-se o cátion do sal), e com bases formando sal e água também (neste caso o metal formador do óxido e o oxigênio formam o ânion do sal).
Óxidos duplos ou mistos: São aqueles que originam dois sais ao serem aquecidos. Quando se reage um óxido duplo com um ácido, o produto formado é composto de dois sais de mesmo cátion, mas com nox diferentes, e mais água.