relevo
Os agentes formadores do relevo são responsáveis por um processo contínuo e dinâmico na transformação morfológica, sendo classificados em agentes internos (endógenos) e agentes externos (exógenos).
Os agentes internos (endógenos) são relacionados com a dinâmica interna da crosta terrestre. (Terremotos, vulcanismo, tectonismo) forma –se principalmente pelo movimento de duas placas tectônicas
Os agentes externos (exógenos) também têm função importantíssima na formação do relevo e estão relacionados com os diferentes tipos de clima. O intemperismo físico - desgaste e químico – decomposição atuam nas superfícies rochosas, remodelando o relevo.
Vento - A ação do vento como formadora dos relevos é maior nas regiões áridas, onde a evaporação é superior às precipitações
Geleiras - Grandes blocos de gelo movem-se lentamente, por ação da gravidade, causando profundos desgastes nas rochas.
Rios - Em seu curso, os rios escavam leitos, formam vales, destroem e transportam rochas e sedimentos, depositando-os e formando novas feições de relevo, como, por exemplo, as planícies e os deltas.
Agua do Mar - O choque das ondas do mar contra uma rocha realiza lentamente o seu desgaste
Chuva - A chuva desagrega e transporta o material erodido com grande facilidade.
- A erosão é um processo natural que envolve o transporte de sedimentos gerados pela ação de agentes externos, como o vento, a chuva, os rios e o gelo.
Relevo Brasileiro - Dividido em Planaltos e Planícies
Critério: processo geomorfológico - erosão e sedimentação
Critério: processo geomorfológico
Identificação por imagem radares
Dividido em Planaltos , Depressões e Planícies
Hidrografia
Evolução de uma bacia hidrográfica
Ao longo dos tempos, a ação erosiva dos cursos de água provoca alterações na configuração da própria bacia hidrográfica.
O volume de água de uma Bacia Hidrográfica depende do clima (principalmente),