Química
Disciplina: Química
Professor: Luiz
PREPARAÇÃO DE SORO FISIOLÓGICO
Ciclano de Tal n.: 06
Fulano de Tal n.: 12
1º Ano Turma B
Salto de Pirapora
Fevereiro 2014
1. RESUMO
Nesse experimento preparamos uma solução de soro fisiológico 0,9% em massa que poderá ser usado tanto na hidratação, como na limpeza ou uso como fármaco.
2. INTRODUÇÃO
O soro fisiológico é uma solução isotônica quando comparado aos líquidos corporais, que apresenta 0,9% em massa, de NaCl em água destilada, em outras palavras, em cada 100 mL de água encontram-se dissolvidos 0,9 gramas do sal.
Não se sabe ao certo quando surgiu o soro fisiológico, mas acredita-se que foi durante a pandemia de cólera ocorrida na Europa durante o século XIX. Por meio de exames realizados no sangue de pacientes com a enfermidade, constatou-se uma perda de 28% do plasma, resultando em um sangue mais denso e escuro. Para restabelecer sua densidade e cor, foi sugerida a aplicação intravenosa de uma solução aquosa com sais oxigenados.
Essa teoria deu início à reposição hídrica e eletrolítica do sangue. Os pesquisadores passaram a administrar injeções intravenosas, em pacientes com cólera, com soluções 0,9%, resultando, muitas vezes, na melhora dos mesmos.
Diversas soluções foram produzidas por diversos pesquisadores, sendo que em 1896 foi criada uma solução similar a 0,9%, havendo outras soluções criadas até 1932. A partir daí, a solução de 0,9% é utilizada até os dias atuais.
Todavia, a utilização do soro fisiológico não limita-se apenas à reposição de íons de sódio e cloro, em casos de desidratação. Possui um amplo campo de utilização na medicina, como:
- Higienização nasal: para pacientes com resfriado, gripes ou alergias;
- Limpeza de feridas operatórias ou expostas (queimaduras e úlceras);
- Enxágue de lentes de contato;
- Em preparados para microscopia;
- Nebulização para asma.
Deve ser guardado na geladeira, pois deve ser utilizado