química
TD nº 02 – Química 2 – 1º ano - 2011
TABELA PERIÓDICA
1. A organização dos elementos
Com a descoberta de uma grande variedade de átomos, tornou-se necessária à criação de uma sistemática de classificação. Para organizar os elementos, utilizaram-se as características em comum que eles possuíam.
2. Lei periódica atual (Moseley)
Quando os elementos químicos são agrupados em ordem crescente de número atômico (Z), observa-se a repetição periódica de várias de suas propriedades.
3. A disposição dos elementos
A posição de um elemento na tabela periódica leva em conta dois critérios: os grupos e os períodos.
Grupo ou família é o nome dado à linha vertical onde se dispõem os elementos químicos na tabela periódica.
No grupo o número atômico cresce de cima para baixo, as propriedades químicas dos elementos são semelhantes e as propriedades variam gradualmente.
Período é o nome dado à linha horizontal onde se dispõem os elementos químicos na tabela periódica.
No período o número atômico cresce da esquerda para a direita, as propriedades químicas dos elementos são diferentes e as propriedades físicas variam gradualmente.
1
Prof. Willame
TD nº 02 – Química 2 – 1º ano - 2011
3.1. Famílias ou grupos
A tabela atual é constituída por 18 famílias, sendo que cada uma delas agrupa elementos com propriedades químicas semelhantes, devido ao fato de apresentarem a mesma configuração eletrônica na sua camada
(nível) de valência.
Existem, atualmente, duas maneiras de identificar as famílias ou grupos. Uma delas, a mais comum, é indicar cada família por um algarismo romano seguido das letras A e B, por exemplo, IA, IIA, IIIB e IVB. Essas letras, A e B, indicam a posição do elétron mais energético nos subníveis. No final da década de 80, a IUPAC
(União Internacional de Química Pura e Aplicada) propôs outra maneira: as famílias devem ser indicadas por algarismos arábicos de 1 a 18, eliminando-se as letras A e B.
3.1.1. Família A e zero