química
3.
ALGUMAS
ELETRÔNICA.
Profa. Fátima Reymão
PROPRIEDADES
RELACIONADAS
À
CONFIGURAÇÃO
3.1. Objetivos
• Demonstrar alguns modelos experimentais que evidenciem a estreita relação existente entre as propriedades periódicas dos elementos e sua posição no quadro periódico. • Evidenciar a relação existente entre o tamanho do íon e a solubilidade de substâncias químicas
• Estabelecer relação entre a configuração eletrônica dos elementos e suas propriedades ópticas.
3.2. Considerações gerais
As propriedades químicas dos átomos, a natureza dos compostos, o curso das reações químicas são determinados pela distribuição de elétrons em cada átomo.
A tabela periódica procura evidenciar a correlação existente entre a distribuição dos elementos na classificação e a distribuição de elétrons nos átomos (configuração eletrônica). Assim o fazendo, é possível estabelecer relações entre elementos da mesma família e do mesmo período. É importante conhecer as características que dependem dessas configurações eletrônicas; os volumes e os raios atômicos, os raios iônicos, os potenciais de ionização, as eletronegatividade, as eletroafinidades, as propriedades magnéticas, as propriedades óticas, a natureza das ligações, os números de oxidação.
Raio atômico e iônico
Uma das propriedades atômicas mais úteis de um elemento é o volume de seus átomos e íons. O raio atômico pode ser definido como o conjunto de raios metálicos e covalentes. As tendências periódicas observadas na Tabela Periódica mostram que o raio atômico aumenta ao se descer nos grupos e diminui da esquerda para a direita.
O raio iônico está relacionado com a distância entre os núcleos de cátions e ânions vizinhos. Suas tendências gerais se semelham a dos raios atômicos, assim:
• O raio iônico aumenta ao se descer em um grupo: Li+ < Na+ < K+ < Rb+ < Cs+.
• O raio dos íons de mesma carga diminui através do período: Ca2+ < Mn2+ < Zn2+.
• Quando um íon