Química
Miscibilidade: Com substâncias de características semelhantes, mostrar o tipo de interação a que ocorre entre tais substâncias, como o exemplo que foi dado na ultima aula em laboratório do professor Flávio do porque da utilização do sabão para a remoção de gordura em determinadas superfícies este fenômeno ocorre somente por conta da interação destas substâncias que compõe gordura e o sabão.
Extração: É uma técnica para a purificação e separação de sólidos. Baseia – se no fato de que a solubilidade dos sólidos varia em função do solvente. Outro exemplo dado foi o processo de fazer o café, onde só se retira do pó de café aquilo que é solúvel em água.
Precipitação: Formação de um precipitado uma substância insolúvel como, por exemplo, ao se adicionar uma determinada quantidade de argila em água que por si só já é um precipitado e que mesmo com agitação intensa logo após um curto período de tempo a argila se deposita no fundo do recipiente.
Metodologia:
Nos experimentos a seguir utilizamos diversos instrumentos em laboratório que foram: Tubos de Ensaio, Becker de 100 ml, Argola de metal, Balança Analítica, Pipeta de 5 ml, Papel de filtro, Suporte universal de vidro, Vidro de relógio, Rolha para tubo de ensaio, Funil de vidro, Etanol, Butanol, Água destilada, Ácido Acetilsalicílico, Hexano, Solução de iodo.
Matérias
Materiais e reagentes utilizados:
Tubos de Ensaio
Becker de 100 ml
Argola de metal
Pipetas de 5 ml
Papel de filtro
Suporte universal de vidro
Vidro de relógio
Rolha para tubo de ensaio
Funil de vidro
Balança analítica
Etanol
Butanol
Água destilada
Ácido Acetilsalicílico
Hexano
Solução de iodo
Procedimento 01: Miscibilidade de líquidos
Primeiro passo pegamos 6 tubos, e enumeramos para melhor o manuseio destes. Em seguida adicionamos as seguintes substâncias nos respectivos tubos devidamente enumerados.
Tubo
Elementos adicionados:
01
2,5 ml de água destilada + 1 ml de Etanol
02
2,5 ml de água destilada + 1 ml