atps
• Mecânico empreendedor
ImprimirRecomendar
Muitos mecânicos acham que o sonho de ter uma oficina própria está muito longe de se tornar realidade, mas com orientação, estratégia, dedicação e investimento tudo fica mais acessível
Carolina Vilanova
Tomar conta do próprio negócio. Esse é um sonho almejado por milhares de brasileiros, seja qual for o ramo de atividade: uma padaria, um posto de gasolina, um barzinho ou uma loja. No setor da reparação, esse sonho não é diferente, muitos profissionais que já trabalham na área e mesmo os que estão entrando no segmento agora têm como plano de vida gerenciar sua própria oficina, mesmo que seja simples e de pequeno porte.
Se o negócio vai dar certo ou errado é sempre uma incógnita, sem falar que o novo empreendedor ainda tem que contar com aquele período em que o lucro é zero, até que o estabelecimento se firme no mercado e pague tudo o que foi investido até o momento. Apesar disso, uma oficina de reparação veicular é um negócio que pode gerar ótimos resultados, ainda mais nesse tempo de indústria automotiva aquecida, onde toda a cadeia está envolvida.
O primeiro passo para montar uma oficina de sucesso, no entanto, depende exclusivamente do profissional, que deve ter em mente que além de mecânico agora ele é um empreendedor, um empresário. Assim, deve trabalhar de acordo com regras, orientações e estratégias que podem ser obtidas por especialistas do assunto, como o SENAI e o SEBRAE, além de entidades do setor e outros empresários mais experientes.
O empresário da reparação
Os experts do setor garantem: a primeira atitude de um futuro empreendedor é fazer uma pesquisa de mercado e buscar ajuda dos especialistas do ramo. Determinar em que região irá atuar, que público vai atender e quais serviços serão oferecidos na sua oficina são imprescindíveis para o sucesso do negócio. Para ajudá-lo, o SEBRAE, uma das maiores fontes de conhecimento do setor empresarial, é a