Questao cosial no Brasil

1034 palavras 5 páginas
1 INTRODUÇÃO

A questão social nos remete sempre a pensar sobre a forma de organização da sociedade e as diversas maneiras utilizadas para que as mazelas que atingem os menos favorecidos sejam reduzidas ou quem sabe até aniquiladas. Fato de a questão social ter surgido em um contexto histórico que privilegiava as relações trabalhistas em nada diminui a sua importância, uma vez que foi em decorrência destas relações de trabalho desiguais que a questão social se configurou como um resultado das desigualdades sociais que o sistema capitalista provoca.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 SERVIÇOS PUBLICOS EM NOSSO PAÍS.

Hoje o mundo está em crise, não só o Brasil sofre com a crise econômica, bem como com a desigualdade social. A desigualdade chega a ser tão grande que há pessoas que além de não ter o que comer vive em condições de vida precária.
Em reflexo disso há um grande índice de desemprego, que cresce a cada dia, e cada vez mais fica difícil controlar essa desigualdade.
O homem por ser um ser social, e na medida em que realiza suas relações sociais, tendo a efetuar conquistas fantásticas na era tecnológica, no campo humano, mas mesmo assim este mesmo homem sofre com a desumanização que a cada dia se enraíza nas sociedades globais. A importância do trabalho para a vida de cada cidadão é algo reconhecível e real.
Atualmente constatamos que a questão social se configura como um dos graves problemas enfrentados pelo país. No século XVIII, o capitalismo teve um grande crescimento, com a ajuda da industrialização, dando origem assim as relações entre o capital e o trabalho, então o capitalista, que era grande patrão, e o trabalhador assalariado passaram a serem os principais representantes desta organização. Com o inicio de processo de industrialização e urbanização no pais, surgiu o serviço social no Brasil, que tinha como alvo prioritário as mulheres e as crianças, isso se deu no ano de 1930.A emergência da profissão encontra-se relacionada à

Relacionados