Química
Uma reação de adição, em química orgânica, é uma reação onde uma ou mais espécies químicas se unem a outra (substrato) que possui ao menos uma ligação múltipla, formando um único produto, e implicando no substrato a formação de duas novas ligações e uma diminuição na ordem ou multiplicidade de ligação.
Existem três tipos principais de reações de adição:
- Adições eletrófilas
- Adições nucleófilas
- Adições de radicais livres
As reações de adição estão limitadas a compostos químicos que contenham ligações múltiplas:
Moléculas com ligações duplas ou triplas carbono-carbono.
Moléculas com ligação múltiple carbono-heteroátomo como C=O, C=N ou C≡N.
Uma reação de adição é a contraria a uma reação de eliminação. Por exemplo a reação de hidratação de um alqueno e a desidratação de um álcool são uma adição e uma eliminação respectivamente.
Reação de Substituição
Neste caso, um átomo ou grupo de átomos é substituído por um radical do outro reagente, ou seja, ocorre na molécula a troca de um ligante
Repare que um hidrogênio da molécula de Metano foi substituído por um átomo de cloro, dando origem aos produtos cloro-metano e cloreto de hidrogênio.
Oxirredução e esterificação
Conceito :
As transformações químicas podem ser divididas em dois grandes grupos:
- reações nas quais os elementos participantes não têm alterados seus números de oxidação; são reações sem oxirredução.
- reações nas quais um ou mais elementos têm alterados seus números de oxidação; são reações com oxirredução.
Exemplo: Na primeira reação, o número de oxidação do Zn é alterado de zero (Zn) para +2 (Zn(OH)2), e o átomo de mercúrio passa de +2 (HgO) para zero (Hg). Na segunda reação, todos os elementos conservam seus números de oxidação.
Oxidantes e Redutores
Oxidação é o aumento do número de oxidação, e redução é a diminuição do número de oxidação. Vejamos uma reação bem simples, que ocorre em meio aquoso: É uma reação de