Química
Em sua grande maioria, os fármacos são bases ou ácidos fracos. Podem existir, em solução, tanto na forma ionizada quanto na forma não-ionizada (molecular), essa por sua vez apresenta maior lipossolubilidade do que as ionizadas.
Sabendo-se, portanto, que fármacos lipossolúveis são absorvidos mais rapidamente, pelo fato de apresentarem maior facilidade em atravessar as membranas celulares, os fármacos na forma não-ionizada favorecem uma maior absorção.
Por outro lado, a quantidade de droga ionizada e não-ionizada depende diretamente do pH e da sua constante de dissociação (pKa). Sendo assim, esses dois fatores tornam-se determinantes dos processos de absorção, transporte e excreção dos fármacos. Essa relação se dá pela equação de Handerson-Hasselbalch.
Para fármacos ácidos quanto menor o pH, maior a concentração de H3O+, portanto o equilíbrio da reação é deslocado para a esquerda com o aumento da concentração da forma não ionizada, o contrário também é válido, como demonstrado abaixo:
Já no caso de fármacos básicos há aumento da concentração de forma ionizada em pH menor e de forma não ionizada em pH maior, como demonstrado abaixo:
2. OBJETIVO
Observar a influência do pH em relação a concentração das formas ionizadas e não-ionizadas de três fármacos: Ácido acetilsalicílico (1), Paracetamol (2) e Acetanilida (3).
Sendo o pKa de uma droga o valor do pH no qual 50% das moléculas em solução sofrem ionização. O Ácido acetilsalicílico, de caráter ácido, possui pKa=3,5 e o Paracetamol, de caráter neutro, possui pKa=9,7.
3. METODOLOGIA
A metodologia a ser seguida está demonstrada na Tabela 1.
TABELA 1. Procedimento para desenvolvimento do experimento.
TUBO
SUBSTÂNCIA
SOL. HCl (pH=1)
SOL. TAMPÃO (pH=8)
ACETATO DE ETILA
1
AAS
3 mL
-
3 mL
2
AAS
-
3 mL
3 mL
3
PA
3 mL
-
3 mL
4
PA
-
3 mL
3 mL
5
AC
3 mL
-
3 mL
6
AC
-
3 mL
3 mL
AAS= Ácido acetilsalicílico;