química
COMBATE A INCÊNDIO
Triângulo do Fogo
Para haver fogo é necessário que exista a combinação dos três componentes abaixo:
• Combustível
• Ar (Oxigênio - Comburente)
• Calor ou Ignição
Eliminando-se qualquer um dos elementos constituintes desse triângulo, a combustão irá cessar.
Desta forma as opções de combate a incêndio são:
Remoção de material combustível. - Não havendo o que queimar, não haverá incêndio.
Resfriamento. - Reduzindo-se a temperatura abaixo da temperatura de ignição, cessa a combustão.
Abafamento. - Eliminando o suprimento de oxigênio, e isto se faz por abafamento, de forma a impedir o contato do ar ambiente com o foco do incêndio, também cessa a combustão.
CLASSIFICAÇÃO DOS INCÊNDIOS E PRINCIPAIS AGENTES EXTINTORES
CLASSE A - Incêndios que envolvem materiais fibrosos ou sólidos e que deixam como resíduos brasas e cinzas. É o caso de madeira, papel, estopa, plásticos, etc. Para extinção, utilizar preferencialmente água porém, CO2 e Espuma podem ser usados com boa eficiência.
CLASSE B - Incêndios que ocorrem em líquidos inflamáveis, tais como óleo, gasolina, álcool, etc. Para sua extinção, utilize agentes abafadores tais como CO2, Pó Químico ou Espuma.
Nunca utilizar água para apagar incêndio em tanques de óleo pois, os riscos de aumento das chamas serão ainda maiores devido à pulverização do óleo quente provocada pela água.
CLASSE C - Incêndios que ocorrem em equipamentos elétricos e eletrônicos em geral quando energizados. A primeira providência, se possível, é desligar o circuito, mas se isto representar dificuldade com perda de tempo, temos que cuidar de imediato do combate ao incêndio. NUNCA USE ÁGUA EM CIRCUITOS ELÉTRICOS.
O incêndio classe C pode ser combatido eficientemente com CO2 ou PÓ QUÍMICO.
CLASSE D - São incêndios que envolvem metais combustíveis tais como sódio, potássio, magnésio, titânio e alumínio. A extinção é feita usando-se