química
Lic. Química Tecnológica
Notas sobre determinação de massas (pesagem)
A pesagem permite determinar a massa de uma substância e é uma das operações mais frequentemente realizadas num laboratório. O grau de exactidão
(concordância entre o valor obtido o valor aceite como verdadeiro) e de precisão
(concordância entre os valores obtidos no mesmo ensaio repetido várias vezes) que é necessário satisfazer numa pesagem dependem da sua finalidade. As balanças técnicas são menos rigorosas (± 0,01 g) do que as balanças analíticas
± 0,0001 g), mas enquanto que as primeiras têm capacidade de ~ 1000g, as segundas têm uma capacidade que varia de 50 a 200g.
Os progressos da electrónica permitiram a construção de balanças de alta precisão (micro ± 0,1 µg; e semimicro ± 0,00001 g, além das analíticas, propriamente ditas) de utilização fácil e rápida e de grande versatilidade, podendo mesmo ser directamente integradas num processo de produção.
No entanto, a medida rigorosa de uma massa exige que se tomem em consideração e se eliminem os diferentes factores que afectam a sua exactidão.
Pretende-se descrever, sumariamente, esses factores, os seus efeitos e as medidas necessárias para a sua eliminação, de modo a obter resultados de elevada qualidade com as balanças de alta precisão, presentemente disponíveis em qualquer laboratório, incluindo os laboratórios de variadas indústrias.
Localização da balança
É determinante para a exactidão da determinação de massas.
•
A balança deve ser colocada numa mesa estável (sujeita a poucas vibrações), preferencialmente assente no chão, apenas destinada a esse fim, que seja antimagnética e protegida de cargas electrostáticas.
•
A mesa de pesagem não deve estar exposta a luz solar directa (se possível deve estar numa parede sem janelas) nem situar-se perto de
DQB-FCUL 1/6
Técnicas Laboratoriais em Química
Lic. Química Tecnológica
lâmpadas que emitam muito calor,