administração
MODELO DE COMUNICAÇÃO TCP/IP
FABIOLA BARBOSA DOS ANJOS
CRUZEIRO DO SUL - ACRE
SETEMBRO - 2013
FABÍOLA BARBOSA DOS ANJOS
MODELO DE COMUNICAÇÃO TCP/IP
Trabalho apresentado ao Professor Igor Oliveira da disciplina de Informática da do curso de Administração, 2º período.
MODELO DE COMUNICAÇÃO TCP/IP
O TCP/IP foi implementado em 1976 inicialmente de uso militar. No entanto a sua flexibilidade, estabilidade, facilidade de implementação e o seu grande trunfo, a capacidade de rateamento, fez dele o mais utilizado. Este protocolo permite um fácil rateamento pacotes (datagramas), facilitando o encaminhamento por parte dos routers, que é algo indispensável para o funcionamento de uma rede mundial com é a internet.
Modelo TCP/IP
É composto por quatro camadas que são:
Camada Aplicação
Responsável por efetuar o interface entre as aplicações e os protocolos de rede, esta camada comunia directamente a camada de transporte, por um sistema de portas onde cada protocolo é associado sempre uma porta.
As aplicações da internet são responsáveis por funções como transferência de arquivos, acesso a terminais remotos, execução de tarefas remotas, correio eletrônico, etc.
É onde são tratados as compatibilidades entre os vários protocolos e corresponde ao nível mais alto, onde usuários executam aplicações, que utilizam serviços disponíveis em uma rede TCP/IP. Uma aplicação interage com os protocolos da camada inferior (transporte) para enviar ou receber dados. Cada aplicação escolhe o tipo de transporte, que pode ser uma sequência de mensagens individuais ou uma cadeia contínua de bytes. Os principais protocolos desta camada são: FTP, Telnet, SMTP, DNS e http. É formada pelos protocolos utilizados pelas diversas aplicações do modelo TCP/IP. Esta camada não