Química
Definir o procedimento para a determinação da viscosidade de líquidos, através da determinação do tempo de escoamento no copo Ford, possibilitando a avaliação e o controle de qualidade de produtos com a mesma composição..
2. Definições :
• Viscosidade: A viscosidade é a medida da resistência para fluir. Quanto maior a viscosidade de um produto, maior sua resistência para fluir.
• Copo Ford: é um viscosímetro de fácil manuseio, no qual a viscosidade está relacionada com o tempo de esvaziamento de um copo de volume conhecido que tem um orifício calibrado na sua base. O copo Ford é fornecido em inox, alumínio anodizado ou plástico com um conjunto de orifícios-padrão (giglê) feitos de latão ou bronze polido. O orifícios de número 2, 3 e 4 são utilizados para medir líquidos de baixa viscosidade, na faixa de 20 a 310 cst; os de número 5, 6, 7 e 8 para líquidos de viscosidade superior a 310 cst.
• cSt (centistokes) : unidades de viscosidade cinemática.
• cps (centipoises) : unidades de viscosidade absoluta.
3. Procedimento 3.1. Requisitos prévios
3.1.1.A amostra deverá ser adicionada no copo de Ford com alguns graus abaixo da temperatura de realização do teste. Agitar previamente a amostra de preferência com agitador em baixa rotação, durante 10 minutos. Deixar em repouso por outros 10 minutos, enquanto é feito o ajuste à temperatura desejada para o teste (25o C ± 0,2o C). Fazer o teste após os 10 minutos de repouso na temperatura adequada.
3.1.2. O teste deverá ser realizado em local sem corrente de ar e sem mudanças rápidas de temperatura. Para uma maior precisão, a temperatura ambiental deverá estar entre 2 e 28o C.
3.2. Procedimento 3.2.1. Selecionar o número do copo de Ford adequado de acordo com o tempo de escoamento, adicionando experimentalmente o líquido no Copo de Ford e de acordo com a faixa de tempo compreendido poderá ser feita a escolha do copo. Por exemplo, se o líquido apresentar o escoamento entre 5 e 100 s no copo Ford no 1 este