hugyfgui
520 palavras
3 páginas
-Bombril-ecológico ou não?Não existe produto absolutamente ecológico. O adjetivo ecológico é sempre relativo e só o que podemos dizer é que um produto é mais ecológico que outro. Imagine dois carros da mesma marca e modelo: um abastecido com etanol e outro com gasolina. O carro que roda com etanol é o mais ecológico e pronto, mas ambos perdem de longe para uma bicicleta quando o assunto é impacto ambiental!
A velha esponja de bucha vegetal usada pelas nossas avós está de volta; é eficiente, durável, renovável, higiênica e biodegradável.
-Como é feito?
O Bombril é feito de aço; sua fabricação consome energia e recursos naturais e sua embalagem é de plástico.
Ele resulta da fusão de ferro como carbono em atmosfera de nitrogênio à baixa pressão; primeiramente surge uma massa metalica que é transformada naquela espécie de tecido que forma o bombril.
-Bombril Eco!
A Bombril tem circulado ações publicitárias que valorizam o caráter ecológico da lã de aço Bom Bril Eco. O produto foi caracterizado como sendo 100% ecológico. Porém, a empresa “esqueceu” de informar que o processo de fabricação e, até mesmo, a essência do produto não tiveram nenhuma mudança.
O blog da revista Galileu, Verdade Inconveniente, resolveu apurar essa história e saber qual era a versão da Bombril, para que esse fato fosse esclarecido. Ao contatar a empresa, o jornalista Felipe Pontes encontrou uma assessoria irredutível em fornecer informações por telefone, e foi obrigado a enviar as perguntas por e-mail.
Sete dias após o envio, as respostas chegaram. Quando a Bombril foi indagada sobre ações feitas para diminuir o impacto ambiental, o retorno foi que os fornecedores são escolhidos dentro da legislação e que eles mantêm a preocupação com ações sustentáveis. A empresa não detalhou quais seriam as atitudes dos fornecedores e o impacto delas na natureza.
As “investigações” foram mais profundas quando a empresa citou que trata os afluentes (ETA), o esgoto (ETE) e utiliza caldeiras