finalidade do estado
Teorias do Elemento Finalidade :
Fins objetivos --> prede-se a indagação sobre o papel representado pelo Estado no desenvolvimento da historia da humanidade:
a)*Fins Universais e objetivos: Fins comuns de todos os estados e de todos os tempos (Platão Aristóteles e a maioria dos autores dava ênfase a essa visão.
a)*Fins particulares e objetivos : Cada estado possui seus fins particulares, que resultam do meio em que eles surgiram e se desenvolveram ao longo da historia. ``Essa teoria é banalizada, já que os fins entram em contradição como o interesse dos Estados, ou até mesmo dos governos.
b)*fins subjetivos : O que se atêm aos fins subjetivos é o encontro da relação entre o estado e os fins individuais.
B)*fins expansivos : se enquadram todos as teorias que, dando grande amplitude aos fins do Estado, preconizam o seu crescimento desmesurado a tal ponto que anula o individuo.
As duas espécies de teoria dos Estados totalitários:
*Utilitárias: indicam como bem supremo o Maximo desenvolvimento material, mesmo que isso traga o sacrifício da liberdade e de outros valores fundamentais, tem-se a visão de que se a situação material do homem for favorável as outras necessidades iram desaparece.
*Éticas: Preconizam a absoluta supremacia de fins éticos, sendo este o fundamento do do Estado ético.Ocorre um exagerado moralismo , que fornece a base para a supremacia absoluta da vontade dos governantes.
*Fins limitados: As atividades dos Estado são reduzidas ao mínimo, todas as teorias que dão ao Estado a posição de vigilante da ordem social e não admitindo que ele tome iniciativas, sobre tudo em matéria econômica. EX: Estado neoliberal
*Fins relativos : trata-se de uma de uma posição que leva em conta a necessidade de uma atitude nova dos indivíduos no seu relacionamento recíproco, bem como nas relações entre o estado e os indivíduos.
Na falta do povo o Estado não é imperfeito, mas sim inexistente.