química
COORDENADORIA DE QUÍMICA
CURSO TÉCNICO INTEGRADO
Pesquisa do Carbono
Bruna Martins, Josiane Alves e Gabriela Leal. Química 5m
Pelotas, agosto de 2013.
Pesquisa do Carbono
1- Introdução:
O carbono (C) é um elemento químico, não metálico, que está localizado no grupo 14 e período 2 da tabela periódica. Ele possui número atômico 6 e uma massa atômica de aproximadamente 12 g.
O carbono pode ser encontrado em seu estado livre (diamante e grafite) e em combinação com outros elementos (no ar, na água, no reino vegetal e animal...), sendo um componente essencial de toda matéria viva.
A importância deste elemento se deve, não apenas, ao fato de somente ele possuir a propriedade de ligar-se consigo mesmo e de formar moléculas em cadeias mais ou menos longas, mas também de poder ligar-se a quase todos os outros elementos, metálicos e não metálicos, originando uma grande variedade de compostos com as mais diversas propriedades.
O carbono pode ser identificado através da combustão de compostos orgânicos, onde ele se manifesta como dióxido de carbono e, dependendo da quantidade do oxigênio na combustão, pode-se obter também o monóxido de carbono.
As reações de combustão são aquelas que ocorrem na presença de um combustível (qualquer material inflamável), de um comburente (material gasoso contendo gás oxigênio, O2) e de uma fonte de ignição (agente que dá início ao processo de queima).
A combustão pode ser completa ou incompleta, mas todas as reações de combustão liberam calor para o meio ambiente, ou seja, são exotérmicas. Além disso, toda combustão também é uma reação de oxirredução, pois o comburente, sempre será o agente oxidante, sofrendo redução e o combustível sofre oxidação.
A combustão completa é quando ocorre a ruptura da cadeia carbônica e a oxidação