Microbiologia
FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS – FFM
CURSO DE BIOMEDICINA
Professora: Hellen Renatta Leopoldino Medeiros
Disciplina: Higiene e Saúde Pública – Turma A (Manhã)
Reposição do Simulado - 3° estágio
Aluno: ________________________________________________________ Nota: ________
01) O estado nutricional é definido como a disponibilidade e a utilização de nutrientes e energia em nível celular. Assim, conceitua-se, a situação nutricional do indivíduo e, por extensão, da coletividade seria considerada normal quando a oferta de nutrientes provida pela alimentação correspondesse às necessidades metabólicas normais e suas variações induzidas por sobrecargas fisiológicas, ocupacionais e patológicas. Sabe-se que mais de dois bilhões de pessoas atualmente sofreram ou ainda apresentam no mínimo uma doença relacionada a carência nutricional. Dessa forma, entre as doenças carenciais mais importantes, destaca-se:
a) Obesidade
b) Sobrepeso
c) Desnutrição energético-protéica
d) Diabetes
e) Hipertensão arterial
02) Segundo a Lei Orgânica da Saúde (8.080/90), “a Vigilância Sanitária é um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.”
Com relação às ações da Vigilância Sanitária, assinale a alternativa correta.
a) Cabe à Vigilância Sanitária a fiscalização e o controle dos bens de consumo, que direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo.
b) A saúde do trabalhador não está no escopo das ações da Vigilância Sanitária, cabendo ao poder privado a fiscalização dos processos de produção e ambiente de trabalho.
c) A vigilância nutricional e orientação alimentar é alvo de fiscalização apenas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
d) Cabe à Vigilância Sanitária a