química
Fenóis são compostos com fórmula geral ArOH, que possuem um ou mais agrupamentos – OH ligados ao anel benzênico. Assim como os álcoois, fenóis podem ser transformados em éteres e ésteres. O membro mais simples que dá nome a essa classa de compostos possui a fórmula C6H6O.
No século XiX, foi descoberto que o fenol possuia propriedades desinfetantes, resultando no uso deste composto como ingrediente nos produtos de limpeza. Em 1867, Joseph Lister usou o fenol com antisseptico em cirurgias, o que possibilitou a redução de infecçoes pós-operatórioas. Outros fenóis são usados como antioxidantes, para retardar a rancificação de alimentos e cosméticos que contem acidos graxos insaturados e na gasolina para prevenir a polimerização.
Possuem baixo ponto de fusão e elevado ponto de ebulição. São praticamente insolúveis em água. Os fenóis, por eles próprios, são incolores, a não ser que na molécula exista qualquer grupo suscetível de produzir cor. Oxidam-se com muita facilidade, se não tiverem sido cuidadosamente purificados, podem apresentar-se corados por produtos de oxidação.
Em relação à reatividade dos fenóis, observa-se que possuem uma característica menos básica que os álcoois, isto acontece devido aos efeitos indutivos e de ressonância do anel que diminuem a capacidade dos pares de elétrons do oxigênio para reagir com um ácido.
Procedimento experimental
- Caráter ácido
Coloca-se fenol em um tubo de ensaio uma solução de fenol 5% e mergulha-se o papel tornassol vermelho e após o papel tornassol azul, observando se ocorre a mudança de coloração.
- Reação com base
Adicionou-se em um tubo de ensaio 2mL de solução de NaOH 0,1% e 3 gotas fenolftaleína, que fez com que a reação ficasse rosa. Logo após foi