Química
Técnicas Básicas de Laboratório
Acadêmicos:
Introdução
Técnicas de aquecimento e utilização do bico de Bunsen:
Os métodos de aquecimento de matérias são escolhidos a partir da determinação da temperatura desejada e principalmente das características do material a ser aquecido. O aquecimento com chama é usado quando há pequenas quantidades de materiais não inflamáveis e quando se deseja uma temperatura moderadamente elevada, o bico de Bunsen é o combustor mais utilizado.
Ele é o bico de gás utilizado no laboratório, permite o aquecimento de até cerca de 800ºC. Nele ocorre a combustão do gás combustível e o oxigênio. Possui uma entrada de gás, uma janela ou entrada de ar que pode ser fixa ou móvel, e a camara de mistura. A chama resultante no bico de Bunsen pode ser de dois tipos
Luminosa (amarela ou redutora): que aparece quando o bico é ligado, tem a cor amarela por ser uma combustão incompleta, devido a janela do bico estar sempre fechada quando aberta e assim não fornecendo o oxigênio necessário para a combustão completa. Como resultado dessa combustão, além da agia e dióxido de carbono, temos o oxido de carbono (fuligem).
Chama não-luminosa (azulada ou oxidante): após a janela ser aberta o nível de oxigênio que pode ser consumido se eleva e a combustão passa a ser completa, caracterizada pela cor azulada. Não há mais produção de fuligem e terá maior temperatura.
Para o aquecimento de líquidos não inflamáveis em tubos de ensaio no bico de Bunsen, é necessário que o tubo esteja preso a uma pinça de madeira. Ele deve ser agitado suavemente e colocado levemente inclinado sobre a chama. Há a necessidade de tomar cuidado na realização dessa pratica, pois o liquido ao ferver pode atingir quem está próximo do local da realização do experimento.
No aquecimento de líquidos não inflamáveis em béqueres,