O que é Motricidade Orofacial
É o campo da fonoaudiologia que atua na pesquisa, prevenção, avaliação, diagnóstico, desenvolvimento, habilitação, adequação e reabilitação das estruturas e das funções, das regiões orofacial e cervical. As funções estomatognáticas trabalhadas são: a respiração, sucção, mastigação, deglutição, fala e expressão facial.
O tratamento fonoaudiológico na terapia de motricidade oral tem como objetivo adequar da melhor maneira possível as funções estomatognáticas, para tanto, é preciso que o fonoaudiólogo conheça e aprimore os procedimentos fonoaudiológicos específicos da atuação clínica, hospitalar e ambulatorial. A reabilitação miofuncional orofacial pode ser mais eficiente quando contamos com a interdisciplinaridade de profissionais de áreas afins como: ortodontistas, otorrinolaringologistas, alergistas, pediatras, neurologistas e outros.
Pacientes respiradores bucais ou com alterações musculares que possam causar recidivas nos tratamentos ortodônticos, são tratados pelos especialistas em Motricidade Oral, entre outras alterações. Protocolos de avaliação e procedimentos padronizados são especialmente utilizados, nesta especialidade; Documentação das avaliações e reavaliações; Terapias realizadas sempre com base na necessidade específica do paciente, o auxílio da família e informações e esclarecimentos sobre os procedimentos realizados, são de fundamental importância para um melhor desenvolvimento deste tratamento.
A adequação dos fonemas que se encontram alterados, ou distorcidos na articulação da fala, também são reabilitados quando há adequação da mobilidade, propriocepção e tônus dos órgãos fonoarticulatórios.
Patologias mais graves como as Disfagias, distúrbios severos da deglutição, presentes em pacientes pós Acidentes Vasculares Cerebrais ou outras seqüelas Neurológicas, também são atendidos por Especialistas em Motricidade Oral. Paralisias faciais periféricas, pacientes pós cirurgias de fissuras lábio-palatinas, queimaduras