Economia
Os aspectos econômicos, ambientais e sociais da reciclagem.
Monografia de Bacharelado em Economia
A TEORIA ECONÔMICA x RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Os aspectos econômicos, ambientais e sociais da reciclagem.
Monografia submetida à apreciação de banca examinadora do Departamento de Economia, como exigência parcial para a obtenção do grau de bacharel em Ciências Econômicas, elaborada sob a orientação do Professor .
A teoria econômica x A reciclagem de resíduos sólidos – OS aspectos econômicos, ambientais e sociais da reciclagem. São Paulo – SP,
RESUMO
O esgotamento das fontes de recursos naturais e o aumento da tecnologia para suprir essa deficiência culminaram num novo modelo de desenvolvimento econômico, altamente excludente. O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos do desenvolvimento econômico sobre o meio ambiente e como as novas formas de organização da produção e do trabalho através da reciclagem de resíduos sólidos contribui como meio de geração de renda e emprego através das cooperativas de reciclagem. A investigação do caráter promotor do desenvolvimento sustentável das cooperativas de reciclagem de resíduos sob a ótica da inclusão e capacitação, a preservação ambiental e o incremento econômico.
Palavras - chave: Desenvolvimento Sustentável; Economia Ambiental, Economia Ecológica, Economia Solidária, Cooperativas, Lixo, Reciclagem, Emprego e Renda.
ABSTRACT
The depletion of natural resources and increased technology to meet this deficiency led to a new model f economic development, highly exclusive. The preset work aims to analyze the impact of economic development on the environment and how new ways of organizing production and work through the recycling of solid waste contributes as a means of generating income and