Química
Eduardo Batista, Julio Cesar de Pelegrin, Michel P. Francisco de Souza
Fusão do Naftaleno
Joaçaba
2013
Eduardo Batista, Julio Cesar de Pelegrin, Michel P. Francisco de Souza
Fusão do Naftaleno
Relatório apresentado como parte das exigências da disciplina Introdução ao Laboratório de Química, do curso de Engenharia Química da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Joaçaba.
Orientadora: Dra. EDUARDA DE MAGALHÃES DIAS FRINHANI
Joaçaba
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Será feito uma experiência para encontrar o ponto ou faixa de fusão do naftaleno (C10H8 ). Segundo seu fabricante, o naftaleno apresenta uma faixa de fusão entre 79°C e 84°C.
2. OBJETIVOS
Plotar o gráfico de aquecimento e resfriamento de uma substância ;
Determinar a pureza aproximada da substância e comparar com a apresentada pela fabricante;
Concluir se a substância é pura ou impura.
3.REFERENCIAL TEÓRICO
O ponto de fusão de uma substância é a temperatura à qual esta passa do estado sólido ao líquido, nas condições normais de pressão (1 atm), coexistindo ambas as fases em equilíbrio. Cada substância possui ponto de fusão característico.
O ponto de fusão do naftaleno puro é 80,5°C, segundo foi publicado no Handbook of Chemistry and Phisics, CRC.
A quantidade de calor necessária para fundir um mol de um sólido é chamada de calor de fusão molar, e é igual à entalpia de um mol líquido menos a entalpia de um mol sólido (Química Geral; RUSSELL, John B.; 1994).
Se um certo composto C possui ponto de fusão de 80°C, mas fazendo experiência, percebe-se que durante o aquecimento ele começa a fundir a 77°C e fica totalmente líquido a 84°C, dizemos que o composto C possui uma faixa de fusão de 77-84°C, sendo impuro. A porcentagem de impureza é dada pela temperatura