química
Rafaelly Simionatto Pinheiro– e-mail rafaellysimionatto@hotmail.com Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR
Via do Conhecimento – Km 01
Pato Branco - Paraná
Tamires Lando – e-mail
Tamires_lando@hotmail.com
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR
Pato Branco – Paraná
Dra. Solange Teresinha Carpes – email: carpes@utfpr.edu.br Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR
Pato Branco – Paraná
Resumo: A química por muitos anos foi vista como vilã pela sociedade e por meios de estudos e desenvolvimentos científicos, começou-se a observar que a química também poderia ser utilizada para salvar o meio ambiente principalmente dos desastres que vinham acontecendo, fazendo a utilização de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o envio de substâncias perigosas ao meio ambiente, e então se denominou química verde, e a aplicação de seus doze princípios, portanto este artigo foi desenvolvido encima de referencias bibliográficas para nos ajudar a discutir e mostrar quais são as importâncias, os princípios e os caminhos que poderão ser seguidos para melhorar o meio ambiente, e usar a química a favor do ser humano.
.
Palavras-chave: química verde, química sustentável, química ambiental.
1 INTRODUÇÃO
A
Química
Verde
é definida pela
IUPAC
como:
“A invenção, desenvolvimento e aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias perigosas”. (GREEN,2008, p. 1)
Segundo a revista química nova no dia 28 de março, aconteceu um novo desastre ecológico, descrito como o pior já testemunhado no Brasil. Um reservatório de uma indústria de papel, situada na cidade de Cataguazes, Minas Gerais, rompeu e liberou cerca 1,4 bilhão de litros de água contaminada por produtos tóxicos, como soda cáustica, chumbo e outros produtos utilizados na fabricação de papel, no rio Pomba, que corta o norte e o noroeste do
Estado do Rio e deságua