Química
Usamos os valores de pH e pOH para sabermos se uma solução é ácida, básica ou neutra. Se a solução tiver pH menor que 7, será uma solução ácida; se tiver pH maior que 7, será uma solução básica; por fim, se a solução tiver pH igual a 7, será uma solução neutra.
A ionização da água ocorre de tal forma:
H2O + H2O ↔ H3O+ (hidroxônio) + OH (hidróxido, hidroxila)
Sendo assim, a constante de ionização da água fica: Como o grau de ionização da água é muito pequeno, a concentração de mol/L da água é praticamente constante. Por isso, podemos considerar que o produto Ki . H2O também será uma constante, a qual chamaremos Kw. Assim, temos o produto iônico da água, que pode ser definido da seguinte forma: Os colchetes significam “concentração” e Kw varia apenas com a temperatura.
Kw é a constante que representa o Equilíbrio iônico da água. Para atingir o equilíbrio, é necessário que as moléculas de água sejam quebradas. Esse processo é possível através das colisões intermoleculares do meio aquoso. Na água pura, a concentração de íons H+ é sempre igual à concentração de íons OH-, pois cada molécula de água ionizada é originada de um íon H+ e um íon OH-.
Sabemos que, a 25ºC, em cada 1 litro de água, apenas 1,0 x 10-7 mol sofre ionização, produzindo 1,0 x 10-7 mol de H+ e 1,0 x 10-7 mol de OH-. Baseando-se nisto, podemos dizer que o produto iônico total da água (Kw) a 25ºC é:
1,0 . 10-7 + 1,0 . 10-7 = 1,0 . 10-14. Portanto, Kw = 1,0 . 10-14 (mol/L) 2