Apropriação de custos indiretos aos produtos
INTRODUÇÃO 4
CAPÍTULO 1 4
1.1 TEORIA DA APROPRIAÇÃO DE CUSTOS INDIRETOS AOS PRODUTOS 4
1.1.1 Exemplos de apropriação 5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
INTRODUÇÃO
1.1. Teoria da apropriação de custos indiretos aos produtos
Como já está explícito em seu nome, custos indiretos são aqueles que não podem ser medidos aos produtos, e por isso ser apropriados somente de modo indireto, mediante uma estimativa de gasto.
Os custos indiretos não podem ser facilmente atribuídos às unidades, necessitando de alocações para isso.
Exemplos de custos indiretos em relação aos produtos são a mão de obra indireta e o aluguel. As apropriações causam maior parte das dificuldades e deficiências dos sistemas de custos, pois não são tão simples e podem ser feitas por vários critérios.
A problemática da apropriação dos custos indiretos aos produtos e análise dos mesmos dá origem aos métodos de custeio.
Em empresas modernas, os custos indiretos estão se tornando cada vez mais importantes, fazendo com que a discussão sobre a apropriação desses custos tenha relevância crescente.
A apropriação dos custos indiretos aos produtos são originados a partir de critérios adequados para ratear o total de custos de um determinado departamento de produção aos produtos produzidos por ele.
1.1.1 Exemplos de apropriação dos custos indiretos aos produtos
Mão-de-obra indireta: É representada pelo trabalho nos departamentos auxiliares nas indústrias ou prestadores de serviços e que não são mensuráveis em nenhum produto ou serviço executado, como a mão de obra de supervisores, controle de qualidade, etc.
Materiais indiretos: São materiais empregados nas atividades auxiliares de produção, ou cujo relacionamento com o produto é irrelevante. São eles: graxas e lubrificantes, lixas etc.
Outros custos indiretos: São os custos que dizem respeito à existência do setor fabril ou de prestação de serviços, como depreciação, seguros, manutenção de equipamentos, etc.
A