Química
Objetivo
Este relatório tem como objetivo analisar a condutibilidade elétrica de algumas substâncias de uso doméstico.
Materiais utilizados
* 3 béqueres de 200ml * 1 proveta de 100ml * 1 espátula * 1 latinha de alumínio * 1 dispositivo elétrico com 3 lâmpadas(2,5W/20W/60W)
Reagentes
* Água purificada * Ácido clorídrico – HCL(concentração:4mol/L) * Carbonato de cálcio – CaCO3 * Sal de cozinha – NaCl(cloreto de sódio) * Sacarose(açúcar) – C12H22O11
Procedimento experimental
* Latinha de alumínio A lâmpada acendeu então concluiu-se que a latinha de alumínio é condutora de eletricidade, pois é um metal e tem ligação metálica.
* Soro fisiológico Foram adicionados 30ml de água purificada no béquer de 200ml e com o auxílio da espátula adicionou-se também 5 gramas de sal e 5 gramas de açúcar. O sal e o açúcar se dissolveram, a lâmpada acendeu e concluiu-se que o soro fisiológico é condutor de eletricidade, pois como o cloreto de sódio é um sal, seus íons sofrem dissociação e formam um composto iônico.
* Água purificada Foram adicionados 25ml de água purificada no béquer de 200ml. A lâmpada não acendeu e concluiu-se que a água purificada não e condutora de eletricidade, pois não contém íons.
* Açúcar dissolvido em água purificada Foram adicionados com o auxílio de uma espátula 5 gramas de açúcar e 25ml de água purificada no béquer de 200ml.A lâmpada não acendeu e concluiu-se que o açúcar dissolvido em água purificada não é uma solução eletrolítica, pois não contém íons.
* Ácido clorídrico Foram adicionados 25ml de água purificada no béquer de 200ml e 20ml de ácido clorídrico em uma proveta. Transferiu-se o ácido clorídrico da proveta para o béquer resultando em uma solução aquosa de ácido clorídrico. A lâmpada acendeu, pois apesar do ácido clorídrico ser uma substância molecular, quando misturado em água seus íons sofrem ionização, formando uma