Química verde
A sustentabilidade pode ser um problema mundial, pois não sabemos se o uso e o significado são concisos. Especialistas dizem que esse termo é muito restrito, pois não deve somente limitar, devem restabelecer e favorecer o bem estar ambiental. A partir daí, daremos o primeiro passo para garantirmos a sobrevivência humana na terra. Em 1989, o oncologista sueco Karl-Henrik Robèrt, forneceu um modelo de condições de sistemas que defineam uma sociedade sustentável, baseada nas leis da termodinâmica e ciclos naturais, o The Natural Step - A Etapa Natural - que visa evitar a degradação, esgotamento e poluição do sistema ecológico. Na etapa natural não existe desperdício. Todos os materiais originados por organismos vivos se alimentam das estruturas de outros organismos.
Atualmente, existem cerca de 75.000 produtos químicos utilizados industrialmente. Acredita-se que os materiais sustentáveis são adaptados para fornecer o mesmo serviço prestado anteriormente, mas com menos matéria prima utilizada e trazendo o mesmo beneficio para suprir as necessidades humanas. Alguns desses materiais são desintoxicados e são utilizados em processos industriais.
Desmaterialização Quando diminuímos a quantia de um produto sem alterar as características de suas funções, chamamos isso de