Química - Tensão superficial
O método da gota consiste em depositar uma certo número n de gotas em um frasco e medir sua massa. Com isso, e tomando a medida do diâmetro externo do tubo que projetou a gota (pois esta também será a medida do contorno externo da gota no momento q ela se desprende) torna-se possível, através de uma relação correta dos dados, medir a tensão superfícial ( lâmbida) pela equação massa*g=2*pi*r*lâmbida.
O método da ascensão capilar baseia-se na força de atração entre líquidos e sólidos. Quando a resultade das moléculas próximas a parede do capilar é direcionada para o interior deste, ocorre a ascensão do líquido. O peso do líquido que ascendeu no tubo é igual a força que o sustenta, que devido à tensão superficial tem valor igual a 2pi*r*lâmbida. Sendo assim, com a altura h da coluna, a densidade p do líquido e os outros dados anteriormente citados temos que lâmbida=h*p*g*r/2.
É importante saber que a tensão superfícial pode variar com alguns fatores, por exemplo, com tipo de ligação das moléculas (quanto mais fortes as ligações, maior será a tensão) ou com o aumento da temperatura, que provoca o agito das moléculas e a maior energia cinética, diminuindo assim as forças intermoleculares.