SINTESE REFLEXIVA
O presente trabalho trata da importância da interdisciplinaridade entre as disciplinas abordadas na Educação Infantil e as experiências e inteligências vivenciadas pelas crianças, procurando valorizar a sua origem, cultura, enfim as diversidades como um todo.
Para o desenvolvimento desse trabalho foi necessária uma analise reflexiva a cerca do conto “As tranças de Bintou” e o texto cientifico “Uma abordagem integrada da aprendizagem”, para posterior produção de atividades para cada área especifica destinada.
Assim, através da interação proposta é possível proporcionar mais motivação as crianças e valoriza-las, usando para isso muita atenção e dedicação, especialmente quanto aos seus questionamentos.
2- SÍNTESE REFLEXIVA
O conto africano escrito “As tranças de Bintou” é escrito por Sylviane A. Diouf e trata da história de uma menina que sonhava em ter tranças compridas e esplêndidas, contudo usava quatro birotes. Quando acontece o batizado de outra criança, a menina aproveita para indaga a sua irmã e as mulheres e aos pássaros se poderia ter tranças quando crescesse, já que admirava as tranças das mulheres do local em que vivia. A menina vai se conformando aos poucos quando sua avó lhe conta uma história falando o motivo pelo qual as crianças não usam tranças e faz birotes, passa um óleo perfumado em seus cabelos e coloca laços de fitas coloridos. A menina fica muito feliz e rompante de ter birotes coloridos como os pássaros.
Essa história comprova que cada povo tem a sua origem, seus costumes e que a diversidade cultural deve ser respeitada, sem preconceitos e, principalmente que os afro-descendentes é um povo rico em conhecimento e valores. A partir deste conto percebemos que a menina Bintou somente aceitou que ela era criança e que usaria birotes porque sua avó com muito amor e dedicação explicou o porquê às crianças não poderiam usar tranças, o que modificou o entendimento da