Química Tecnológica
Faculdade de Engenharia - FAEN
Engenharia de Energia - 4° Semestre
Acadêmicos: António Nelito Jorge, Nathan Arruda & Caio Henrique Clavico Crizanto
CALOR DE REAÇÃO E CALOR DE SOLIDIFICÂO
22 de Outubro de 2013
Dourados-MS
Resumo
A solidificação é a transição de fase na qual uma substância passa de seu estado líquido para sólido ao perder calor para o ambiente em qual se encontra. A temperatura na qual se ocorre essa mudança de estado é chamado de ponto de solidificação. O processo inverso designa-se como fusão e ocorre no ponto de fusão.
A solidificação ocorre devido à perda de energia cinética das partículas que compõem a substância durante o processo de resfriamento, mas também pode ocorrer devido à mudança de pressão, ou graças à combinação dos dois fenômenos.
Esse fenômenos podem ser melhor avaliados com o auxílio dos calorímetros, estes por sua vez, consistem em aparelhos que nos permitem isolar termicamente a reação do ambiente.
Objetivos
- Compreender o funcionamento de um calorímetro. - Comparar o calor liberado na combustão de uma vela com o calor envolvido na mudança de estado de uma substância (cera). - Aplicar a Lei de Hess para o cálculo do calor de reações (Entalpia).
Introdução
Todos os processos químicos e físicos não envolvem somente transformações e reações químicas ou mudança de estado físico, mas também são acompanhados por transformações energéticas. Um dos objetivos da calorimetria é justamente medir as variações energéticas que acompanham os processos químicos e físicos. Assim é possível aplicar-se as Leis da Termodinâmica nos experimentos que seguiram. Os experimentos mostram que a energia química e física de um sistema podem ser modificadas pelas transformações das matérias de várias maneiras como, por exemplo, em uma mudança de estado. Isso ocorre quando a energia de um sistema se altera como
Materiais
-