Química tecnológica
Lista de Exercícios Unidade III
Estrutura Eletrônica dos Átomos
1-Quais as diferenças entre o modelo atômico de Rutherford e o de Bohr?
Rutherford propôs que um átomo é formado de um núcleo pequeno e denso, onde residem os prótons (cargas positivas) e igual número de elétrons (cargas negativas), em volta do qual gravitam os elétrons. No núcleo está concentrada a carga positiva e a maior parte da massa do átomo.
Bohr propôs que um átomo é formado por um núcleo pequeno e carregado positivamente. Cercado por elétrons em orbita circular, onde cada elétron possui a sua energia e sua própria órbita. Os elétrons se organizam na eletrosfera na forma de camadas. 2- Qual o problema do modelo atômico de Rutherford?
-Uma carga negativa, em movimento ao redor de uma carga positiva estacionária, adquire movimento espiralado em sua direção acabando por colidir com ela;
-Essa carga em movimento perde energia, emitindo radiação. Mas sabemos que o átomo no seu estado normal não emite radiação. 3- O que diz o princípio da incerteza de Heisenberg?
Não se pode determinar simultaneamente a posição e a velocidade da partícula de um modo exato. Quanto mais precisões têm na medição de uma das grandezas, mais aumentamos a incerteza da outra medição, essas incertezas estão ligadas as perturbações causadas pelos processos de medida e de observação darão como exemplo a interação entre um fóton e a partícula elementar. A interação entre eles causam perturbações que podem alterar sua posição, sua energia e sua quantidade de movimento.
4- Um elétron, em certa órbita permitida, tem uma energia específica. De que maneira podemos determinar as energias correspondentes a cada órbita permitida?
Através dessa fórmula
5- De acordo com a teoria de Broglie, qual a relação existente entre o movimento de uma partícula de matéria e o comprimento de onda?
O Comportamento ondulatório só é revelado quando as dimensões da partícula são comparáveis ao