Química Orgânica- Amina e Princípio da Incerteza
2º ano do Ensino Médio
Trabalho sobre a tweetnovela :
“Metil matou um cara”
Capítulo :
“Amina pisou no meu S2 com sua Butinona. Minha vida amorosa seguia o Princípio da Incerteza. Era como viver uma meia-vida!”
Tópicos a serem discutidos :
1 . AMINA
2. PRINCÍPIO DA INCERTEZA
Werner Heisenberg
Texto 1 Amina
As aminas são compostos orgânicos provenientes da substituição de um ou mais hidrogênios da amônia (NH3) onde os hidrogênios são substituídos por radicais orgânicos. Simbolizando esses radicais por R, temos que o seu grupo funcional pode ser identificado dos três modos abaixo:
R ─ NH2 ou R ─ NH ─ R’ ou R ─ N ─ R’ │ R”
Elas possuem em sua fórmula geral o elemento Nitrogênio, e existem muitos estimulantes que são fórmulas genéricas de aminas, como por exemplo: a Cafeína, a Anfetamina, a Cocaína e o Crack.
• As Anfetaminas são capazes de elevar o ânimo de quem a ingere por causa do aumento da atividade do sistema nervoso, diminui a sensação de fadiga e redução de apetite. Usada como estimulante. Seu uso é regulado e é vendida apenas com prescrição médica, pois provoca dependência.
• A cafeína, presente no café, no guaraná e ainda em alguns refrigerantes tem propriedade estimulante.
• A cocaína provém do cloridrato e possui um grande poder estimulante. Causa aumento da atividade motora, euforia, loquacidade seguida de intensa depressão. Seu uso vai ficando cada vez mais compulsivo e evolui para a dependência, o que pode levar à morte por overdose.
• A mistura de cloridrato com bicarbonato de sódio se transforma em uma droga mais barata