química geral
O estudo dos elementos químicos desenvolveu-se de tal forma que se tornou necessário classificá-los de acordo com suas propriedades. A observação experimental tornou evidente que certos elementos têm propriedades muitos semelhantes, o que permitiu reuni-los em grupos de forma que fosse possível prever e entender várias de suas propriedades e o seu comportamento. Assim surgiu a Tabela Periódica baseada nas propriedades químicas e físicas dos elementos.
A reatividade química de um elemento é a propriedade que ele tem de reagir quimicamente e está relacionada com o caráter metálico ou não-metálico do elemento. Chama-se de caráter metálico, a capacidade que um elemento tem de perder elétrons numa reação. Como os elétrons mais externos são os primeiros a interagirem numa reação química, a periodicidade das configurações eletrônicas dos níveis mais externos provoca periodicidade das propriedades físicas e químicas dos átomos. De uma maneira geral, os metais devido ao baixo potencial de ionização liberam facilmente um ou mais elétrons. Eles apresentam propriedades redutoras, devido principalmente a forte tendência de perder elétrons e formar íons positivos em solução aquosa, já que os elétrons de valência de seus átomos não estão fortemente unidos. Enquanto que os não metais caracterizam-se pela formação de moléculas cujas ligações apresentam caráter covalente, isto é, numa ligação química cada átomo ligante contribui com um elétron para formar o par covalente. Como eles possuem potencial de ionização e afinidade eletrônica elevados, tem maior tendência a captar eletrons. E ao contrário dos metais apresentam propriedades predominantemente oxidantes.
A reprodução da experiência teve como intuito identificar algumas propriedades dos elementos de acordo com sua classificação periódica. Ela foi realizada no dia 21/09/2009, no laboratório de Química, com a supervisão da professora Cleyde e do seu assistente Pedro Felipe M. Pedrotti, graduando bacharelado em