química geral
Bronsted-Lowry afirmavam que um ácido transfere prótons para uma base, gerando assim seus respectivos pares ácido-base conjugados.
HCl + H2O H3O+ + Cl-
Ácido – Qualquer substância capaz e doar um próton a outra substância.
Base – Qualquer substância capaz de aceitar um próton de qualquer substância.
O ácido clorídrico doa um próton para a água, agindo assim como ácido e gerando seu par o íon cloreto, sua base conjugada. A água recebe o próton do ácido clorídrico, assim se caracterizando como uma base, que se transforma em seu par íon hidrônio, seu ácido conjugado.
2) (3,00) Descreva detalhadamente diferenciando e exemplificando, como se dá a formação de um composto iônico e um composto molecular.
Um composto iônico se forma quando há aproximação entre átomos e ocorre transferência de elétrons entre eles com a finalidade de atingirem a sua estabilidade eletrônica os transformando em íons (ânion e cátion). Para que essa transferência ocorra, deve-se existir uma grande diferença de eletronegatividade entre os átomos (maior ou igual a 3,0). Por isso, geralmente estão envolvidos átomos metálicos (com baixa energia de ionização) e átomos não metálicos (com alta afinidade eletrônica). Posteriormente a transferência de elétrons, dá-se atração eletrostática onde o composto iônico é formado.
Ex: NaCl
Na + Cl Na+ + Cl- NaCl(s)
Um composto molecular se forma pela união entre átomos através da aproximação de suas eletrosferas, com a finalidade de compartilhar os seus elétrons de valência e assim atingir a estabilidade eletrônica. Esse compartilhamento de elétrons é possível pela baixa diferença (ou até nula) de eletronegatividade entre os átomos envolvidos. Assim, nenhum átomo retira para si os elétrons e íons não estão envolvidos nesse processo.