Tempos exponenciais na era digital e o impacto na sociedade
Mas a internet além de servir para gerar e compartilhar informação tem como função ser um dos principais meios divulgadores e organizadores de encontros da sociedade para expressar o inconformismo do povo perante a um fato e/ou acontecimento.
Quem não se lembra das manifestações dos “0,20 centavos” que aconteceram em junho do ano passado? Era algo pequeno que em poucos dias se tornou uma comoção nacional. Os encontros eram divulgados e agendados pela internet, rapidamente ganhavam mais e mais manifestantes, que se sentiam fortes em ver que não eram poucos e saiam às ruas com a certeza de que mudariam algo importante na sociedade. A manifestação não era apenas pelos 20 centavos, era a gota d’água para um povo cansado de se sentir prejudicado. Talvez se a internet não tivesse atuado como principal fator de divulgação, este momento não teria sido tão grandioso como foi.
Outra forma de manifestação que está acontecendo atualmente são os convites para eventos marcados nas redes sociais. O evento “Festa de despedida da Dilma” em menos de três semanas já tem mais de 650 mil pessoas confirmadas. O encontro foi criado por um empresário de 30 anos depois que um dos funcionários de sua empresa foi ofendido por tentar defender o embarque de um deficiente físico em uma lotação, na Zona Sul de São Paulo. Ele ficou indignado com tal ação e resolveu criar este evento, mas não tinha a ideia de que tomaria à proporção que tomou. A “festa de despedida” com data marcada para 5 de outubro, dia das eleições, convida todos a não votarem na presente